19/09/2016

SETEMBRO AMARELO: PREVENÇÃO DO SUICIDIO







Olá meus amores, tudo bem? espero que sim.
Talvez você já ouviu antes falar do Outubro Rosa, mas e do Setembro Amarelo? Muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado e hoje vim compartilhar com vocês um pouco sobre o que é.
 Dia 10 de setembro e o resto do mês acontece uma campanha a respeito da conscientização sobre a prevenção do suícidio.
Você sabia? A OMS divulgou que a cada 40 segundos 1 pessoa se suícida no mundo e pelo menos 32 pessoas por dia no  Brasil. 
Há um projeto chamado CVV, o Centro de Valorização da Vida, organização voluntária sem ligações políticas ou religiosas, que desde 1962 realiza de forma gratuita, um serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone (141) ou por um chat (CVV.com.br). Os voluntários do CVV não são terapeutas, mas oferecem algo precioso num mundo onde é anda vez mais difícil encontrar alguém que se disponha a ouvir um desabafo sem julgamentos, sem receitas prontas sobre como se sentir melhor, e guardando-se absoluto sigilo em relação ao que é conversado. São aproximadamente 800 mil ligações por ano sem grandes apoios ou divulgação nas mídias,  o que confirma a importância desse serviço. (Fonte)

Reflexão
Enquanto escrevo esse post, algumas pessoas estão desistindo da vida e por muita das vezes esperando apenas um sinal de ajuda e algum tipo de esperança para continuar vivendo. 
Por diversas vezes me peguei pensando até que ponto uma dor humana pode chegar, assim como qualquer ser humano, passamos uma vida inteira por altos e baixos. Ora chora, ora ri. A vida é mutável, e consideramos a dor como uma espécie de lição de vida. Mas muitas pessoas acabam desistindo, e sequer alguém notou o desespero que continha apenas no olhar daquele futuro suícida. 
E se ouvissemos mais? Sei que a correria urbana afeta nossas relações, e nem sequer damos bom dia a algum desconhecido na rua. Poucas pessoas se falam, e muitas estão apenas focadas em pisarem uma na outra. Mas e onde estão as mãos que ajudam? O ombro amigo? O abraço sem pedidos?. 
O suícidio pode sim ser prevenido, e para isso devemos ajudar nosso próximo, qualquer sinal de depressão, afastamento de grupos de amigos, entre outros, estar pronto a ajudar nem se for apenas ouvindo, conversando. O mundo esta apatico, e as pessoas desesperadas por apenas 1 sinal de amor. Seja essa pessoa que ajuda, e não que julga. Doe amor ao seu próximo, mesmo que ele não tenha nenhum vinculo afetivo com você. 
Trouxe um vídeo demonstrando a realidade de pessoas que começam com depressão e terminam com o suícidio. Reflitam.






Bom, hoje tratei com mais seriedade por ser um assunto polêmico e com muita carência e necessidade de divulgação. Eu não consigo suportar a ideia de que nós podemos com apenas um gesto ajudar pessoas,e estamos parados sem fazer nada,enquanto muitos se matam por não encontrarem mais esperanças. Espero que vocês tenham gostado do post, e até a próxima meus amores. Se quiserem desabafar ou testemunhar algo de vocês estou aqui pronta para te ouvir, e ajudar no que for preciso (só comentar no post que entrarei em contato com você). Um beijo,se cuidem, e fiquem com Deus. 











Comente com o Facebook:

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...